segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Cid e Ciro Gomes vão para o PROS
Ilimar Franco30.9.2013 15h51m


O governador Cid Gomes (CE) e o ex-ministro Ciro Gomes, que semana passada deixaram o PSB, vão se filiar ao PROS. A decisão de filiar todos os integrantes de seu grupo político ao PROS deve ser formalizada amanhã. Os Gomes já vinham negociando a adesão ao PROS de deputados estaduais aliados regionais, que integram o PSDB e o PRB, que queriam deixar seus partidos. Sobre a preferência pelo PROS, Cid Gomes disse ontem a interlocutores de outros partidos.
- O nosso desejo é de sair todos juntos. No Ceará somos quatro federais, nove estaduais, 38 prefeitos e 220 vereadores. Um partido novo tem a vantagem: não há nenhum conflito na base - disse Cid nesta conversa. 
Sem disputas políticas locais a superar, os criadores do PROS, e seu presidente, Eurípedes Junior, também concordaram em reformular e adaptar o programa do novo partido. Há uma lista de temas, ainda não revelados ao público, previamente acertados para o caso do ingresso dos Gomes. Em conversa com políticos, ontem, o governador Cid Gomes relatou que ele e seu grupo político receberam convites para ingressar em vários partidos.
- O presidente do PDT, Carlos Lupi, nos ligou. E o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, conversou com ele no Rio. Mas também recebemos convites do Renato Rabelo, do PCdoB; do Ciro Nogueira, do PP; e, do Gilberto Kassab, do PSD - disse Cid, nesta conversa.
A presença de poucos políticos de carreira no novo partido também ajuda na escolha do PROS. Apenas na última fase de sua criação se agregaram o deputado Givaldo Carimbão, de Alagoas, e o senador em exercício por Tocantins, Ataídes Oliveira. Os cinco ativistas políticos que fomentaram e formularam a criação do PROS já conversaram com Cid Gomes e agora aguardam pela decisão desta terça-feira. Eles não tem dúvidas de que esse será o caminho a ser adotado amanhã pelo governador do Ceará e seus seguidores. Esta também é a perspectiva de Cid Gomes. Nenhum dos lados da negociação acredita na possibilidade de uma reviravolta. 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial